PESQUISAR

Do santo Natal, Catecismo Maior de São Pio X

"O santo Natal é a festa instituída para celebrar a lembrança do nascimento temporal de Jesus Cristo."
"O Santo Natal, entre todas as outras festas, tens duas coisas de particular: 1ª. que se celebram os ofícios divinos na noite precedente, segundo o uso antigo da Igreja nas vigílias ; 2ª. que cada sacerdote celebra três missas."
"A Igreja quis conservar o uso de celebrar na noite de Natal os ofícios divinos para renovar com vivo reconhecimento a lembrança daquela noite, em que, nascendo o divino Salvador, começou a obra da nossa Redenção."
"No Evangelho da primeira Missa faz-nos considerar que a Santíssima Virgem, tendo ido de Nazaré a Belém, em companhia de São José, para aí fazerem registrar o nome, conforme a ordem do imperador, e, não tendo encontrado outro lugar, deu à luz Jesus Cristo dentro de um estábulo de animais, e depois o reclinou numa manjedoura de animais. No Evangelho da segunda, propõe à nossa consideração a visita feita a Jesus Cristo por alguns pobres pastores, a quem um Anjo anunciara o seu nascimento. No Evangelho da terceira, faz-nos considerar que este Menino, que no tempo se vê nascer de Maria Virgem, é desde toda a eternidade Filho de Deus."
"A intenção da igreja, ao propor à nossa consideração os mistérios das três Missas do Natal, é que agradeçamos ao divino Redentor o ter-se feito homem para nos salvar; que O reconheçamos juntamente com os pastores, e O adoremos como verdadeiro Filho de Deus, acolhendo as instruções que Ele tacitamente nos dá através das circunstâncias do seu nascimento."
"Com as circunstâncias do seu nascimento Jesus Cristo ensina-nos a renunciar às vaidades do mundo e a apreciar a pobreza e os sofrimentos."
"Na festa do Natal somos obrigados a ouvir só uma Missa, mas é bom ouvir as três para nos conformarmos melhor com as intenções da Igreja."
"No santo Natal, para nos conformarmos plenamente com as intenções da Igreja, devemos fazer quatro coisas: 1ª. preparar-nos na vigília, unindo ao jejum um recolhimento maior que o de costume; 2ª. purificar-nos por meio de uma boa confissão, e ter um vivo desejo de receber a Nosso Senhor; 3ª. assistir, se for possível, na noite precedente, aos ofícios divinos e às três Missas, meditando no mistério que se celebra; 4ª. empregar este dia, quanto nos for possível, em obras de piedade cristã."
(Do santo Natal, Capítulo II, Das Festas de Nosso Senhor, Instrução, Catecismo Maior de São Pio X)