PESQUISAR

Quarta-feira de Cinzas


Privilegiada. Paramentos Roxos

"Lembra-te que és pó e ao pó há de tornar"

A estação neste dia reunia-se em Santa Sabina, no Aventino, no santuário que se erguera no ano 425 no lugar onde fora a casa desta mártir. Para humilhar o nosso orgulho e nos recordar a sentença de morte que havemos de sofrer em conseqüênciado pecado, a Igreja coloca-nos cinzas na cabeça, ao mesmo tempo que nos diz: "Lembra-te que és pó e ao pó há de tornar".




É uma reminiscência da antiga cerimônia de que nos fala o Pontifical Romano. Com efeito, antigamente, os fiéis que tinham cometido faltas graves, de notoriedade pública, deviam se submeter a penitência pública. Na quarta-feira de cinzas o Pontífice benzia os cilícios que deviam trazer durante a Quaresma; e enquanto o coro entoava os salmos penitenciais, eram expulsos do santo lugar. Somente na Quinta-feira Santa é que os penitentes depunham das vestes de penitência e também lheseram permitidos entrar na Igreja mediante a absolvição sacramental. A cerimônia dabênção e imposição das cinzas, tal como nós a conhecemos atualmente, é vestígio da antiga imposição pública. Recebamos as cinzas pois, em espírito de penitência e de humildade para que a virtude deste sacramental nos alcance de Deus a graça que Igreja implora ao benzê-las. Toda a missa resume este pensamento cristão de penitência. Mas Deus não nos pode salvar sem nós. E a Igreja convida-nos a empreender esta colaboração indispensável e a prosseguir com perseverança até ao fim, confinados naquele que é a força e a misericórdia.

Benção das Cinzas
Antes da missa procede-se a benção das cinzas, feitas de ramos de oliveira ou de outra árvore qualquer que fora utilizada no Domingo de ramos do ano anterior. O formulário monta o século VIII e é, salvo a última oração, de origem galiciana. A cerimônia é de origem inglesa. Só no século XI a encontramos em Roma. Foi UrbanoVI que prescreveu em 1091 no Concílio de Benevento para todos os fiéis.

Fonte: Missal Quotidiano e Vesperal, Dom Gaspar Lefebvre