PESQUISAR

Contra-revolução: exemplos de uma sociedade católica.

A Liga da Modéstia Cristã de São Paulo:

Fazei ler! Fazei circular!

Povo meu, que é que te fiz?
Em que foi que te contristei?

Um apelo:

A revista obra da entronização, que se publica na Bélgica, distribuiu uma circular - contra a indecência das modas.

Vê-se na primeira página a estampa do Sagrado Coração de Jesus; os olhos do Divino Salvador têm uma expressão de imensa tristeza e de infinita ternura; mostra o seu Divino Coração circundado por uma coroa de espinhos; de sua fronte divina corre sangue em abundância. Toda a expressão de Nosso Senhor é de sofrimento...ele sofre... Segue-se a voz autorizada da Igreja que aconselha e exorta as mães de família à observância da lei do pudor.

O desejo de ser útil instrumento da Santa Igreja levou uma alma piedosa a traduzir e propagar em nosso meio, onde tantas mães cristãs, infelizmente, olvidam a gravidade de seus deveres, a mesma circular.

Palavras de Jesus:

“mães cristãs, tende piedade de mim! Fixe vossos olhos sobre os meus olhos de agonia, sobre a minha boca divina que vos tem abençoado; vós e vossos filhos, sobre meu peito asfixiado de amor e de angústia! Por favor! Não molheis de fel meus lábios ensanguentados e meu Coração Agonizante! Tende piedade de vosso Rei Crucificado! Mães cristãs, eu choro sobre vós. Eu choro lágrimas de sangue sobre vossas filhas, grandes e pequenas!...um sopro infernal de impureza m’as arrancará  hoje!...e eu amo-as tanto!... Por meu sangue divino , por Maria Imaculada, Rainha das Dores! Mães, cobri, vesti com uma severa modéstia os lírios que vos confiei, puros como os anjos, no dia do batismo!...  

A imodéstia revoltante, abominável dessas meninas e donzelas, fere o meu coração...

Eu amaldiçoo a moda infame da nudez que profana sua candura virginal! Ah! Se amanhã estas prediletas de meu coração caírem, ai! A culpa recairá fulminante como uma maldição, sobre vós, mães, por terdes consentido em vossas filhas liberdades e mundanidades mortíferas! Não vos esqueçais jamais disto: eu julgarei as mães e as filhas, não segundo as leis e as modas mais ou menos pagãs, que condeno e amaldiçoo ... Eu vos julgarei inexoravelmente... segundo a minha lei! Eu sou o senhor! Eu sou o único juiz.”

Após a guerra, uma vaga imunda invadiu a sociedade, mesmo a que se diz cristã. Eis aqui um detalhe que prova-o eloquentemente  a moda mil vezes iníqua de despir as meninazinhas sobre pretexto de elegância e higiene. E a candura?!... Encurtam-se os vestidos até acima dos joelhos, mesmo para a festa da primeira comunhão! Atualmente suprimem-se as meias e uma parte indispensável das roupas internas, e isto nas famílias que se consideram como dignas de cristãs!... Olvida-se que a educação da castidade, do pudor – a virtude, a mais delicada, a mais bela de uma moça em toda a idade – começa como toda educação séria, desde a mais tenra infância.

Não se aprenderá nunca aos dezoito ou vinte anos o que não se tiver aprendido aos oito e aos dez. Nas ruas e nos passeios, nas escolas e nas famílias, meninas de sete a quatorze anos, mocinhas de dezoito a vinte e três, de bicicleta ou a pé, assentadas ou não, comportam-se com modos que repugnam a mais elementar decência social e cristã.

Felizmente Nosso Senhor vela pela sua Igreja. Os Bispos do mundo inteiro protestaram com indignação; e o santo Padre Bento XV lançou sentença de morte contra as modas do pecado.

Mães, escutai o Vigário de Jesus Cristo:

“A formidável torrente de vícios que inunda a sociedade moderna, recebe um funesto apoio do abuso que é a moda indecente. E esta moda, por negligência ou, pior ainda, pela vaidade culpável de tantas mães de família, se estende desgraçadamente até ás meninazinhas, expondo a um grandíssimo perigo a candura de sua inocência. Entretanto, se semelhantes calamidades contristam nosso coração paternal, nós somos consolados por outra parte, vendo surgir felizes iniciativas, cujo fim é combater este frenesi de licença na maneira de vestir-se”

Benedictus xv, pp.

Carta do revmo. P. Matéo
10 de janeiro de 1921

“Quem vos escuta, a mim escuta, disse Nosso Senhor falando de sua Igreja. Ela só, pode ser juiz numa questão de moral. Não há quem possa {...}

Mães nobres pois que cristãs, após terdes ouvido este brado de agonia do Coração de Jesus, sem tardar, hoje mesmo, ponde-vos á obra! Encompridai os vestidos de vossas filhas, pequenas ou grandes! Que o Coração de Jesus abençoe vossos lares, perfumados por lírios de inocência e pureza!” Padre Matéo, s.s.c.c.

Carta do Exmo. Cardeal Mercier, de saudosa e feliz memória.
30 de julho de 1921

“Caro e revmo p. Matéo – sim, tendes razão; a maneira pela qual hoje as mães imprudentes suportam {...} Educadores e educadoras da infância e da juventude, pesai vossas responsabilidades! Nós vos desencarregamos da nossa, traçando-vos o vosso dever, não deveis trair a vossa, recusando obedecer-nos.”

D. J. Card. Mercier, arc. De malines.

Liga da modéstia cristã de São Paulo.

Obrigações impostas pela liga em obediência às reiteradas ordens e exortações dos santos padres Pio X, Bento XV, Pio XI, atualmente reinante, e do exmo. e revmo. Sr. Arcebispo metropolitano, D. Duarte Leopoldo e Silva:

“Meninas, moças e senhoras, devem vestir-se, não somente nas Igrejas, como também no meio da sociedade, de inteiro acordo com as normas do decoro e da moral cristã. Devem usar vestidos fechados, deixando aparecer só o pescoço; mangas até os pulsos; saias até os tornozelos, e que não sejam justas no corpo. (para meninas cobrindo os joelhos.) Não usar pinturas.”

Off. Or. “sant. App.”

Imprima-se
S. Paulo, 16 de fevereiro de 1927.
Por commissão de s. Excia.
Cônego Dr. Martins ladeira
Chanceller 


 São Paulo- Catolicismo -moda -liga Da Modéstia Cristã:*1927 São Paulo- Catolicismo -moda -liga Da Modéstia Cristã:*1927

O esplendor da modéstia em uma civilização católica, cremos confiantes, com a graça de Deus, que tudo será restaurado no triunfo do Imaculado Coração:

(Família de Santa Teresinha do Menino Jesus)

Zélie Martin peu avant sa mort

Céline et Marie G. 1893

Pauline Martin petite fille

Marie Martin jeune fille

Pauline et Marie Martin

Marie Martin petite fille

Jeanne Guérin petite fille

Jeanne et Marie Guérin petites filles

Pauline Martin jeune fille

Céline petite fille

Céline et Marie Guérin

Léonie en 1895

Réception chez les Guérin - 1892

Marie Guérin et Céline