PESQUISAR

A Igreja Católica inimiga da Ciência: Verdade ou Mentira?

A Igreja Católica é acusada desde sua antiguidade de ser inimiga da ciência, atrasando e sendo contra as descobertas que fazem avanços científicos no mundo, até os dias modernos. Será isso mesmo verdade? Não. Diante da contribuição da Igreja aos avanços e estudos científicos em todo mundo, durante os séculos da construção da civilização humana, é inegável que a igreja foi a maior contribuinte para as descobertas cientificas.

Nomes como Gregor Mendel, Roger Bacon, Giuseppe Boscovich, Francesco Grimaldi e Nicholas Steno, são de conhecimento essencial para a compreensão da Ciência, e mesmo a moderna. A verdade que, aparentemente, a esmagadora maioria dos detratores que acusam a Igreja de ter sido um obstáculo à Ciência não sabe é que esses homens eram clérigos da hierarquia de ninguém mais, ninguém menos, que a Igreja Católica. Isso é tão evidente que um grande cientista, que, inclusive, dispensou o episcopado, com autorização do Papa, para se dedicar às ciências naturais, foi santo, canonizado pela Igreja: Santo Alberto Magno, ou Alberto de Colônia. Os Jesuítas, da Companhia de Jesus, tiveram impressionante papel em várias áreas da ciência.

No séc. XIX, um historiador de matemática decidiu catalogar os 300 maiores matemáticos dos 27 séculos passados, indo desde 900 a.C até 1800 d.C. Ele encontrou então que 5% eram Jesuítas. E, levando em conta que esta ordem, devido às perseguições, foi suprimida, e, por isso, atuou somente por 2 séculos, temos aí um grande resultado: não a Igreja Católica inteira, mas somente a Congregação Jesuíta, que atuou na ciência em praticamente 200 anos, contribuiu com 5% dos grandes matemáticos de todo o mundo em 270 séculos ciência. Mas se, à isso, anexarmos uma lista de nomes de mais de 200 grandes clérigos-cientistas que fizeram grandes e pequenas descobertas cientificas, que vão de A à Z, de Asclepi à Zupi, então temos uma prova cabal de que a Igreja foi a maior contribuinte para o desenvolvimento dos estudos da Ciência. 

Para acessar à lista dos clérigos-cientistas católicos e conferir suas respectivas biografias, clique no link a seguir: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_cl%C3%A9rigos-cientistas_cat%C3%B3licos